por
Wayne
Grudem
1. Quando olhamos para a totalidade da Bíblia, somente uma passagem
(Apocalipse 20:1-6) parece ensinar o reino milenar terreno e futuro de Cristo,
e essa passagem em si mesma é obscura. Não é sábio basear tão importante
doutrina em uma passagem de interpretação incerta e amplamente controvertida.
Mas, como os amilenistas entendem Apocalipse
20:1-6? A interpretação amilenista vê essa passagem como referindo-se à
presente era da igreja. A passagem é esta:
E vi descer do céu um anjo, que tinha a
chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga
serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no
abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações
até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja
solto por um pouco de tempo. Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre
eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por
causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta
nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram,
e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até
que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.Bem-aventurado
e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem
poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com
ele durante os mil anos.
De acordo com a interpretação amilenista [1], a
prisão de Satanás nos versículos 1 e 2 é a prisão que ocorreu durante o
ministério terreno de Jesus. Ele falou sobre amarrar o valente a fim de poder
saquear a casa (Mateus 12:29 - “Ou, como pode alguém
entrar na casa do valente, e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o
valente? e então lhe saquear a casa”) e disse que o Espírito de Deus
estava presente naquele tempo em poder para triunfar sobre as forças
demoníacas: “Mas se é pelo Espírito de Deus que eu
expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus” (Mateus 12:28). Semelhantemente,
com respeito à destruição do poder de Satanás, Jesus disse durante o Seu
ministério: "Eu vi Satanás caindo do céu como
relâmpago” (Lucas 10:18).
O amilenista argumenta que essa prisão de Satanás
em Apocalipse 20:1-3 tem um propósito específico: “para
assim impedi-lo de enganar as nações” (v. 3). Isso, então, é o que
aconteceu quando Jesus veio e o evangelho começou a ser proclamado não
simplesmente aos judeus, mas, após o Pentecoste, a todas as nações do mundo. De
fato, a atividade missionária mundial da igreja e a presença da igreja na
maioria das nações do mundo ou em todas elas mostra que o poder que Satanás
tinha no Antigo Testamento de “enganar as nações” e mantê-las nas trevas
acabou.
Na visão amilenista, argumenta-se que, como João
viu as “almas” e não os corpos físicos no versículo 4, essa cena deve estar
ocorrendo no céu. Quando o texto diz que “eles ressuscitaram”, não quer dizer
que ressuscitaram fisicamente. Isso possivelmente significa que eles
simplesmente “viveram”, já que o verbo no aoristo ezesan pode facilmente
ser interpretado como a afirmação de um evento que ocorreu por um longo período
de tempo. Alguns intérpretes amilenistas, no entanto, tomam o verbo ezesan
como significando que “eles vieram à vida” no
sentido de vir a uma existência celestial na presença de Cristo e começar a
reinar com Ele do céu.
Conforme essa visão, a expressão “primeira ressurreição” (v. 5) refere-se a ir para o
céu para estar com o Senhor. Essa não é uma ressurreição corporal, mas uma ida
à presença do Senhor no céu. De modo semelhante, quando o versículo 5 diz que “o restante dos mortos não voltou a viver até se
completarem os mil anos”, isso é entendido como se eles não tivessem
vindo à presença de Deus para juízo até o final dos mil anos. Assim, tanto no
versículo 4 quanto no 5, a expressão “voltou a viver” significa ir para a
presença de Deus. (Outra posição amilenista da “primeira ressurreição” é a que
se refere à ressurreição de Cristo e à participação dos crentes na ressurreição
de Cristo por meio da união com Ele).
2. O segundo argumento muitas vezes propostos em favor do amilenismo é o fato de que a Escritura ensina somente uma ressurreição, tanto os crentes como os descrentes serão levantados da morte, não duas ressurreições (a ressurreição de crentes antes de o milênio começar e a ressurreição de descrentes para o juízo após o fim do milênio). Esse é uma argumento importante, porque a posição pré-milenista requer duas ressurreições separada por um período de mil anos.
Evidência a favor de uma única ressurreição é
encontrada em versículos como João 5:28-29, nos quais Jesus diz: “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora
em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os
que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal
ressuscitarão para serem condenados”. Aqui Jesus fala de uma única
“hora” em que tantos crentes como descrentes mortos sairão de suas tumbas (ver
também Daniel 12:2; Atos 24:15).
“E muitos dos que dormem no
pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e
desprezo eterno” (Daniel 12:2)
“Tendo esperança em Deus,
como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos
justos como dos injustos” (Atos 24:15)
3. A idéia de crentes glorificados e de pecadores vivendo na terra juntos é muito difícil de aceitar. Berkhof diz: “É impossível entender como uma parte da velha terra e da humanidade pecadora poderá coexistir com uma parte da nova terra e de uma humanidade já glorificada. Como poderão os santos em corpos glorificados ter comunhão com pecadores na carne? Como poderão os santos glorificados viver nesta atmosfera sobrecarregada de pecado e em cenário de morte e decadência?” [2].
4. Se Cristo vem em glória para reinar sobre a terra, então como as pessoas ainda poderiam persistir no pecado? Uma vez que Jesus esteja realmente presente em Seu corpo ressurreto e reinando como rei sobre a terra, não parece altamente improvável que pessoas ainda O rejeitem e que o mal e a rebelião ainda cresçam na terra até o ponto de finalmente Satanás reunir as nações para a batalha contra Cristo?
5. Em conclusão, os amilenistas dizem que a
Escritura parece indicar que todos os eventos mais importantes que ainda
estão por acontecer antes do estado eterno ocorrerão de uma só vez. Cristo
vai retornar, haverá uma só ressurreição de crentes e descrentes, o juízo final
acontecerá, e o novo céu e a nova terra serão estabelecidos. Então, entraremos
imediatamente para o estado eterno, sem qualquer milênio futuro.
NOTAS:
[1] - Aqui estou
seguindo amplamente a excelente discussão de Anthony A. Hoekema, na obra Milênio:
significado e interpretações, Robert G. Clouse, org. (Editora Cultura
Cristã), p. 141-170.
[2] - Teologia
Sistemática, p. 658.
Fonte: Wayne Grudem, Teologia Sistemática,
Editora Vida.
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