segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Lei ou Grça.



Lei ou graça (referências bíblicas)
Todos nós, cristãos, concordamos que somos salvos pela graça por meio da fé em Cristo Jesus (Efésios 2:8).
Se nós estamos debaixo da graça isso significa que não estamos mais subordinados as ordenanças de lei de Moisés.
Se realmente não estamos sob o regime da lei, porque muitos cristãos ainda se submetem a ordenanças da lei e sofrem carregando pesados fardos sem entender o que está errado? Porque muitos abandonam a fé?

Existe muita confusão sobre esse assunto, por isso buscamos na Bíblia uma
lista de 72 versículos bíblicos que por si só falam.


A lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. João 1:17 

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Mateus 5:17-18 – Lc 16:17

A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na  Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Lucas 24:44 

A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele. Lucas 16:16  - Mt 11:13

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro). Gálatas 3:13 

Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4 

Cristo aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz. Efésios 2:15 

Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado. Romanos 8:3 

Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Gálatas 3:19 

Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça. Romanos 5:20 

Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. Gálatas 3:23

De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Gálatas 3:23-24

Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. Gálatas 4:4-5

Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem. Hebreus 10:1 

Por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés. Atos 13:39 

Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés. Atos 15:5  (veja Atos 15:1-29)

Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram. Atos 15:11 

Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados. Romanos 2:12 

Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.  Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas. Romanos 3:19-21

Tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas. 1 Timóteo 1:9 

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. Romanos 3:28 

Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. Romanos 3:31 

Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa. A lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão. Romanos 4:14-15

E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! Romanos 6:15 

Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós. Romanos 4:16 

Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Romanos 5:13 

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. Romanos 6:14 

Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus. Romanos 7:4 

Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte. Romanos 7:5 

Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. Romanos 7:6 

Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado. Romanos 7:7-8

O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 1 Coríntios 15:56 

A lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 

A fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:4 

O homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. Gálatas 2:16 

Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo. Gálatas 2:19 

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. Gálatas 2:21 

Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gálatas 3:2 

Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gálatas 3:5 

Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. Gálatas 3:10 

Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz. Colossenses 2:14 

Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças. Colossenses 2:20 

Pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gálatas 3:11 

É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei. Gálatas 3:21 

De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Gálatas 5:4

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Gálatas 5:18 

Ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé. Filipenses 3:9 

Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão. Hebreus 7:5 

Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei. Hebreus 7:12 

Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Tiago 2:10 

Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:12 

Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:24 

Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós). Romanos 4:16 

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. Romanos 6:14 

E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! Romanos 6:15 

E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Romanos 11:6 

Conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos. 2 Coríntios 8:9 

Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho. Gálatas 1:6 

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. Gálatas 2:21 

De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Gálatas 5:4 

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2:8 

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Tito 2:11 

A fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:7 

De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Hebreus 10:29 

Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2 

Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:9-10 

Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas. Mateus 7:12 

Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14 

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 1 Pedro 1:13 



Perguntas freqüentes:

1) Para que serve a lei nos dias de hoje?
R – Para apontar o pecado dos homens e condenar aqueles que não estão em baixo da graça de Cristo. (Rm 3:19; 1 Tm 1:9; 1 Co 15:56; Rm 7:5,7; Rm 4:5).

2) Algumas denominações ensinam que devemos guardar apenas a “lei moral” e não e “lei cerimonial”. Isso é correto?
R – A Igreja de Jesus deve guardar os ensinamentos de Cristo e dos Apóstolos (lei de Cristo). (At 2:42; Ef 2:20; Rm 8:2; Tiago 2:12; Mt 7:12; Gl 6:2).

3) Devemos nos abster de comer carne de “animais imundos”, guardar o sábado e pagar dízimos?
R – Jesus tornou puros todos os alimentos (Mc 7:19 e 1 Tm 4:3). Guardar o sábado e pagar dízimos eram mandamentos para o Povo Judeu e não para o Igreja de Jesus (fazia parte da lei). Não existe mandamento no Novo testamento, aos cristãos, para observar sábados ou pagar dízimos.

ALGUMAS ORDENANÇAS DA LEI: guardar sábados, pagar dízimos, circuncidar-se, abster-se de alimentos, apedrejar adúlteros, apedrejar filhos rebeldes, usar roupas de um só estofo, sacrificar animais, guardar festas judaicas.

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. (Mt 11:29-30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reforma Protestante. Dia 31 de Outubro de 1517.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publi...